top

A Origem do NEPAMA

logo

 

O NEPAMA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão há vinte e sete anos. Durante esses anos, seus pesquisadores principais treinaram dezenas de estudantes e técnicos, não apenas em Brasília e na Região Centro-Oeste, mas também nos estados da Região Amazônica; publicaram extensivamente em livros e periódicos científicos nacionais e estrangeiros; organizaram e participaram de seminários, colóquios e conferências, cursos de extensão e de aperfeiçoamento, no Brasil e no exterior; influenciaram o processo de formulação de políticas públicas, quer assessorando seus formuladores, quer implementando-as no exercício de funções públicas e privadas.

O NEPAMA tem participado de cursos de graduação e de programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) de primeira linha, em sua instituição-sede, o Departamento de Economia da Universidade de Brasília (ECO/UnB). Tem contribuído, também, para o desenvolvimento de atividades em outros programas de Pós-graduação da UnB. A consolidação do NEPAMA como Núcleo de Excelência ocorreu em outubro/97, em âmbito do Programa Nacional de Apoio a Núcleos de Excelência - PRONEX, criando novas condições para aprimoramento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o intercambio de professores e estudantes com a Brock University, no Canadá, com a CATIE, na Costa Rica e com universidades espanholas.

Quanto à pesquisa, o NEPAMA está ampliando suas atividades, integrando-as com o ensino e extensão e concentrando-as, em cinco áreas nas quais apresenta claras vantagens comparativas: i) fronteira agrícola e meio ambiente; ii) política de desenvolvimento agrícola e de meio ambiente; iii) agricultura, meio ambiente e economia internacional; iv) mensuração econômica de impactos na atividade econômica; e v) questões ambientais internacionais e o Brasil.

Em 1997, o NEPAMA promoveu a I Conferência Internacional "Dimensões Humanas da Mudança Climática Global e do Manejo Sustentável das Florestas das Amazônicas: Uma Conferência Interamericana", com o objetivo de identificar e formular novos modelos teóricos para o estudo de diferentes ecossistemas das Américas e, também, analisar as divergências e concordâncias sobre o manejo sustentável de florestas e sustentabilidade global. Dessa conferência participaram pesquisadores de universidades da Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica e Estados Unidos.
Em agosto de 2003, em conjunto como Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), o NEPAMA fez realizar em Goiânia, o I Encontro Nacional de Avaliação de Políticas de Meio Ambiente (I ENAPA). Durante o Encontro diversos pesquisadores vinculados ao NEPAMA apresentaram os resultados de suas pesquisas cientificas.

O II ENAPA ocorreu em junho de 2007. Já sob a denominação de CEEMA e em cooperação com o Centro Integrado de Ordenamento Territorial (CIORD) da UnB, professores, alunos e pesquisadores mostraram as suas contribuições mais recentes sobre aspectos de economia ambiental, ecológica e agrícola.

Localize o CEEMA


bottom
to bottom

CEEMA © 2018 – Todos os direitos reservados